Congresso Nacional, Brasilia, DF. Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, 1958. Foto: Eduardo Aigner, 12/01/2011. National Congress of Brazil. Oscar Niemeyer project, 1958.

Vamos falar de um assunto polêmico! Política e dinheiro! Ora, depois de ver algumas dezenas de políticos acusados de corrupção, não dá para NÃO pensar neste assunto! E é óbvio que os seus investimentos são afetados diretamente pela política e pelo humor nacional que vai se construindo com ela.

E é impressionante que uma boa visão política pode te ajudar a fugir de algumas enrascadas na Bovespa. Quem tinha descrença no ufanismo da “política industrial” na última década correu longe de empresas como a Lupatech, por exemplo. Quem acreditava que as estatais estavam mal gerenciadas não sofreu perdas com as quedas de Petrobras e Eletrobras.

Mas há o outro lado também. Descrença com uma empresa, só por ela ser estatal, também fez com que algumas companhias bem administradas se tornassem baratas na bolsa de valores. É o caso do Banco do Brasil, que tem os múltiplos mais baixos entre os bancos e é queridinha de investidores de sucesso no Brasil, como Luís Barsi.

O fato que investir somente por ideologia pode ser uma coisa muito problemática para você. O mercado não segue tua cabeça e pode, por acaso, gostar daquilo mesmo que você acreditar ser um grande problema. Ou desgostar de algo que você acreditar ser um bom negócio.

Bons investimentos são isentos de ideologia, calcados em muito estudo e experiência. Recomenda-se encontrar boas empresas em bons preços, não “companhias que serão infladas por um governo X ou Y”. Afinal, os governos mudam e mentalidades também. Mas a boa administração e resultados são iguais seja qual for o partido que estiver comandando a economia do país.

Eu recomendo olhar a plataforma da PenseRico para que você consiga obter cada vez mais conhecimento sobre o mercado. Além disso, preparamos também um game para que você possa olhar o que aconteceu e aumentar seu grau de conhecimento e experiência sobre o mercado.

Comments

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here