Creio que a ideia central do planejamento de 2019 continua, com a economia retomando o crescimento e o IBOV em viés de alta. Tivemos ano passado um forte alta nas small caps, e ativos com maior peso no índice ficaram para trás. Por conta disso, para este ano vou focar os novos aportes em Petro, Vale, Bbas e Itsa.

Acho que o que faltou para estes ativos de maior peso acompanharem a alta da bolsa foi a entrada de investidores estrangeiros com mais força. Se tivermos um cenário político mais ameno neste ano, o que acredito que aconteça (a maior dificuldade era a aprovação da reforma da previdência, que erou muito desgaste), creio que seja uma questão de tempo até o IE voltar com força comprando no IBOV. Some a isso que finalmente o número de novos investidores PF voltou a subir, o que é uma consequência da melhora no cenário econômico. Este é um ponto que ainda tem um bom potencial para crescimento nos próximos anos.

Nos FIIs a dificuldade para novas compras está maior, tanto que o IFIX subiu mais que o IBOV em 2019. Boas oportunidades de compra tendem a ser cada vez mais raras.

Acredito que isto seja pela alta migração de novos investidores saindo da RF e entrando nos FIIs, por conta da forte queda na taxa selic. Acredito que com o aumento do fluxo de novos fundos surgindo, este novo capital tende a ficar mais pulverizado, diminuindo a distorção causada no mercado por conta da baixa liquidez e poucos fundos. Some a isso que os FIIs agora foram pra outro patamar, antes era fácil encontrar bons FIIs pagando 10% a.a., e hoje a realidade é que bons fundos, de baixo risco, estão pagando em torno de 6% a.a… Ao meu ver esta é uma nova realidade com a selic a 4,5% ano.

Não vejo tanto espaço para altas mais fortes nos FIIs, mas continuo vendo um viés positivo neles, especialmente porque o fluxo de migração de investidores da RF para os FIIs deve continuar.

Cabe ressaltar que temos eleições para presidente nos EUA no final deste ano, o que deve gerar muita volatilidade na bolsa (em especial para baixo). Acredito que será novamente uma eleição dura, mas vejo o Trump como o favorito.Gráfico bolsa para 2020

Comments

comments