A crise só existe para aqueles que a aceitam. Se você acredita que estamos em crise, então estamos, se acredita que não, então não estamos. A crise quem define é você.
É claro que dólar alto, inflação, fuga de investimentos e baixa demande de diversos produtos podem afetar diretamente você ou sua empresa. Porém, aqueles que estão e são bem preparados entenderão que as “crises” não passam de ondas naturais que ocorrem em qualquer economia, até mesmo nas mais fortalecidas. E quando elas chegam, alguns surfam, outros tomam um caldo, mas sobrevivem, e outros morrem afogados. Em qual grupo você se encaixa?
A questão é que realmente se trata de uma escolha, pois quem se fortaleceu durante época de fartura estão blindados e fortalecidos para grandes ondas de crise. Agora aos despreparados a questão é se aperfeiçoar, estudar, e procurar novos caminhos para apenas tomarem um caldo ao invés de morrerem afogados.
Falando em preparação, como já dissemos a crise não é pra todos. Nessa época muitos procuram aperfeiçoar seus conhecimentos para manter-se empregados, ou até mesmo aprimorar sua capacitação pós demissão para buscar novos desafios, gerando assim grandes receitas para empresas do ramo da educação. Existem aqueles também que trocam o novo pelo usado / reformado, como por exemplo uma loja de reforma de rodas automotivas, muitos estão deixando de comprar rodas novas para comprarem reformadas.
E quanto ao dólar? Aqueles possuem receitas em dólar estão com o sorriso de ponta a ponta, já aqueles que possuem dívidas em dólar podem estar tranquilos ou desesperados, tudo depende de como ele administrou essa divida no passado, fez hedge (proteção)? Adquiriu a seco? A questão não e ensinar ninguém a administrar dívida ou empresa e sim mostrar que aquele que se protege e investe seguro estão vendendo lenços para os que aceitaram o sistema chamado crise.
Se você é um desses que viu suas receitas diminuírem, o choro é livre e inútil na visão de solução de problemas, exceto para aqueles que estarão vendendo lenços para você, pois durante crises uns choram outros vendem lenços.
Muitas receitas e oportunidades acabam apenas trocando de mãos, o que ia para o lazer vai para a educação, o que ia para o novo vai para o usado e o que ia para o exterior fica no nacional. Se não tem a possibilidade de surfar nesta onda, ao menos se fortaleça para tomar apenas o doloroso caldo. Pois aos que quebrarem, saiba que grandes investidores já quebraram uma vez na vida, o que nesse texto chamo de caldo, e que na próxima onda voltaram extremamente fortalecidos e geraram grandes fortunas.
O que fará a diferença para você perante aos outros durante a crise será sua atitude, pois a crise á para todos e a atitude é de cada um. E ai, vai aceitar a crise? Existem milhares de lenços sendo vendidos por ai, a escolha é sua.