Indo direto ao ponto: não importa o quanto você estude, o quanto você entenda e trabalhe nisso. Você NUNCA vai ter o melhor desempenho da bolsa, se não for pura sorte. E sorte é um fator que você também nunca vai conseguir reproduzir.

Mas para quê dizer uma coisa dessas? Para te dar uma opção que talvez seja interessante para que você aumente seus ganhos em bolsa, ou mesmo diminuir os riscos deste tipo de investimento. Fundos passivos, que acompanham a movimentação do Ibovespa – o principal índice de ações da Bovespa.

Explicando o que é um índice: é uma carteira teórica de ações que representam um certo grupo de ações. Podem ser todas as ações de um setor na bolsa, pode ser um grupo de ações que se movimentam perante ao dólar, entre outras coisas. No caso do Ibovespa, são as principais ações da bolsa brasileira.

Isso significa que ao comprar índice, você vai estar comprando ações de uma grande quantidade de empresas: da Ambev (a mais representativa do índice) até a Ecorodovias (que é a menos representativa). E qual é a importância disso? Bom, ele é o termômetro da bolsa – e, no longo prazo, sempre irá performar “na média” das principais ações da bolsa.

Ou seja, quando o momento é ruim, ele vai apresentar movimento negativo. Quando o momento for bom, vai apresentar altas. E é interessante notar que empresas individuais podem falir, sumir e trazer grandes prejuízos para o investidor. O índice, por outro lado, vai sempre se recuperar (olhando para o longo prazo)

Um bom investidor vai sempre procurar bater o índice. Esse vai ser o objetivo dele. Nem sempre ele vai conseguir. Arranjar um fundo passivo vai ser uma forma de, ao menos, seguir a média do mercado (e ela, no longo prazo, costuma bater demais investimentos).

E qual o melhor jeito de bater o índice? Ter um investimento composto com um índice passivo (com a MENOR taxa de administração e performance possível, para não corroer seu dinheiro) e um pouco de dinheiro investido em ações com bom valor.

Como achar?

Achar ações de boas empresas pode ser esse diferencial. Comprando ações de empresas bem administradas em bons preços, você não vai se arrepender. Eu recomendo olhar a plataforma da PenseRico para que você consiga obter cada vez mais conhecimento sobre o mercado de ações antes de entrar nele.

Procure saber a fundo sobre todas as empresas que você pode investir. Preste atenção no seu histórico, nos prospectos e na qualidade do time. E se não tiver CERTEZA que é um bom investimento, desencane. Muito provavelmente o índice passivo já vai ser um excelente investimento por si só.

Comments

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here