Porque preciso de uma corretora? Essa é uma dúvida dos investidores ao qual não tem muito por onde correr. Infelizmente a pessoa física não é autorizada a negociar diretamente no mercado de ações. É necessário que exista uma entidade autorizada pela BM&F Bovespa, no caso as corretoras. Imagine o papel da corretora como um intermediador entre você e a empresa ao qual deseja comprar as ações, ela faz uma espécie de uma ponte entre você e a empresa, assim como funciona com os corretores de imóveis. E para fazer este trabalho elas lhe cobram o que chamamos de taxa de corretagem.

  • Quais são as taxas envolvidas?
    Basicamente as taxas envolvidas são corretagem e custódia. A taxa de corretagem é uma taxa cobrada pela corretora por realizar o intermédio da operação de compra e venda de ações (média R$ 10,00 por operação). Já a taxa de custódia é a taxa que a corretora cobra para manter seu cadastro na corretora (média de R$ 10,00 / mês), parecida com a taxa de manutenção de conta cobrada pelos bancos.

Descubra aqui o que acontece se uma corretora quebrar. e mais, leia o guia completo de como investir na bolsa de valores aqui.

Comments

comments