Numa cidade existem dois trabalhadores: João, empresário e dono de uma loja de tecidos, e Marcos funcionário da mesma.

João tem uma renda de 40mil mensais proveniente do lucro de sua loja e necessita dos mesmos 40mil para sustentar sua família e padrão de vida.

Marcos, que ganha 4mil mensais, através de comissões das vendas de tecidos, necessita de apenas 2mil para manter-se e simplesmente poupa os 2mil restantes.

Quem é mais rico, João ou Marcos?

Para responder esta questão primeiramente precisamos saber o que é ser rico. Podemos encontrar diversas definições, mas a minha definição é:

Ser rico: Não depender de um trabalho ativo para receber uma remuneração financeira que mantenha determinado padrão de vida.

Simples assim, se você consegue viver sem a necessidade de trabalhar para conseguir recursos financeiros e manter um padrão de vida feliz, ou seja, você não depende do trabalho ativo para viver bem, você é rico.

Renda Trabalho Ativo = Toda renda adquirida proveniente do seu trabalho.

Renda Trabalho Passivo = Toda renda adquirida proveniente do trabalho de terceiros.

Ou seja, se você recebeu uma renda gastando o seu tempo trabalhando, você recebeu uma renda ativa. Mas se você recebe uma renda através de rendimentos ou trabalho de terceiros, você recebeu uma renda passiva.

Você será rico quando = Sua renda passiva suprir os gastos do seu padrão de vida.

Muito se fala do termo “independência financeira”, ao qual se refere quando uma pessoa alcança o determinado status de ser rico. Mas a verdade é que este termo está errado, porque no sistema capitalista, todos nos dependemos do dinheiro, nunca seremos independente dele, nunca seremos independente financeiro.

O melhor termo para este cenário seria dizer que precisamos ser “independente do trabalho” para poder suprir determinada necessidade financeira.

Lembre-se: Todos nos necessitamos de renda, sendo ela proveniente do trabalho ativo ou passivo, então todos nos somos sim dependentes financeiros. O fato é que para ser rico, a forma dessa renda entrar deverá ser via trabalho passivo. Por isso que digo que o melhor termo para definir riqueza é quando uma pessoa deixa de ser dependente do trabalho ativo e não independente financeiro.

Voltando ao cenário do João e Marcos, podemos identificar facilmente o quão João é totalmente dependente do seu trabalho ativo para manter-se, muito mais dependente que o Marcos. Simples, imagine que aconteça um incêndio destruindo toda a loja de tecidos, fazendo com que os dois fiquem ao menos 2 meses sem adquirir nenhuma renda ativa até que a nova loja seja construída. O que aconteceria com João e o Marcos?

Bom, no mínimo João teria uma dívida pessoal de 80mil (para manter seu padrão de 40mil durante dois meses). Enquanto Marcos, dependendo da quantidade de meses que havia trabalho, teria uma boa gordura pra queimar e se manter sem renda ativa por um bom tempo. Isso tudo sem entrar no quesito investimentos, que caso tivesse aplicado esse dinheiro guardado em bons ativos financeiros teria muito mais tempo de tranquilidade e independência do trabalho.

Então podemos concluir que Marcos é muito mais rico que João, e que João vive apenas de aparências e status, pois quem realmente está caminhando para a riqueza é o grande e focado Marcos!

Comments

comments