Para quem está começando no mercado de ações, listarei 3 importantíssimos pontos aos quais eu adoraria saber quando iniciei. Se eu soubesse desses pontos aos quais irei compartilhar com você, certamente teria encontrado o sucesso muito mais rápido e não patinado tanto tempo com ilusões de curto prazo. Então vamos ao que interessa:

1 – O mercado não é um jogo

Apesar da possibilidade de jogar, o mercado não foi criado para esta finalidade. Como sempre falamos por aqui, o mercado foi criado para que acionistas pudessem contribuir com os projetos das empresas e receberem em troca uma participação dos seus futuros lucros e geração de valor.

Porém, praticamente metade da minha vida de bolsa foi girando patrimônio achando que iria ficar rico especulando na bolsa, eu não entendia o mercado como ferramenta para me tornar sócio de empresas, meu desejo era o de ganhar dinheiro fácil e na minha visão (e na visão da maioria) esse dinheiro viria através da especulação.

Todo mundo que especula na bolsa está jogando, mas a palavra “jogo” dentro deste universo é muito agressiva, pois uma grande parcela de empresas envolvidas no ramo necessitam de pessoas jogando o tempo todo para manterem suas receitas, pagando altas taxas de corretagem e alimentando o sistema, ou seja, eles querem que você jogue cada vez mais para que eles possam enriquecer na mesma proporção. Essas empresas que dependem do seu dinheiro girando no mercado morrem de medo da disseminação da palavra “jogo”, pois a ultima coisa que eles querem é que você deixe de jogar.

2 – Especular na bolsa sempre contará com a sorte

Ainda no gancho do ponto anterior, este segundo trata-se de uma extensão com o primeiro, pois todo jogo envolve sorte.

Por mais que estude, se dedique uma parte da sua vida analisando as inúmeras ferramentas que existem para esta categoria, quando você compra uma ação acreditando que esteja barata para poder vender mais cara, na outra ponta existe um cidadão te vendendo a mesma ação achando que está cara, ou seja, uma espécie de um cabo de guerra entre “espertos“ e “idiotas”.

Seguidores da análise técnica poderão citar inúmeros pontos defendendo seus padrões, mas no fundo a sorte sempre estará instalada ali. Esta minha afirmação é dada pelo fato de que na bolsa não existe mágica, ou seja, ninguém irá conseguir um lucro maior do que determinada empresa esta distribuindo, a não ser que esse lucro venha do prejuízo de outra pessoa.

Por exemplo, imagine um cenário simplista onde uma empresa distribuiu um lucro de 20% de determinado período para quatro acionistas (5% para cada um). O acionista 1 decidiu não especular e manter suas ações intactas recebendo somente o lucro distribuído pela empresa. Agora os acionistas 2, 3 e 4 decidiram seguir no jogo, se o acionista 2 conseguiu fazer um lucro de 15% (3x mais), provavelmente os acionistas 3 e 4 deixaram de ganhar para que o lucro de 15% do acionista 2 fosse possível. Não existe magica, se a empresa distribuiu somente 20% de lucro e alguém fez uma margem maior do que corresponderia a sua parte, esse lucro tende ser retirado de outra pessoa. E o grande problema é que as pessoas se iludem achando que serão sempre o acionista 2 que ganhou 3x mais.

Conheça nosso simulador de mercado e saiba lidar as as mais conhecidas situações de mercado: Simulador de Cenários da Bolsa

O fato é que no mundo da especulação hora você ganha e hora você perde, como eu disse, sempre contara com a sorte e como sabemos que no cara e coroa nunca dará coroa todas às vezes. Desta forma no final das contas você terá girado seu patrimônio, pagando taxas e que na grande maioria das vezes, ou quase sempre, terá perdido tudo.

Durante todos esses anos de bolsa que tenho, nunca ouvi falar de ninguém que ficou rico especulando, pode existir pessoas que acertaram a sorte grande, mas quem fica rico na sorte não cria estrutura, aquilo “sobe para a cabeça” do especulador acreditando que encontrou o formato infalível de ganhar na bolsa, fazendo com que continue jogando (especulando) até que perca tudo no futuro.

3 – Bolsa foi criada para se tornar sócio das empresas

Demorou mas aprendi, a bolsa foi criada para remunerar acionista e ponto!

Quando especulava, quanto mais eu ganhava mais eu perdia. Essa frase causa estranheza, mas a empolgação que o ganho me trazia fazia com que eu alavancasse ainda mais para uma perda futura. Depois de anos de estudos de bolsa e comportamentos pessoais, pude perceber que isso não era um problema somente meu, é um problema do ser humano, todos nos somos assim, emocionamos com coisas impactantes (como grandes acertos na bolsa) e ficamos deprimidos quando erramos (grandes perdas), o humano tem emoção.

Muitos irão dizer que é falta de controle de risco, que você deve operar na bolsa como se fosse um robô (sem emoções). Operar robô é possível, mas quem está controlando aquela maquina é um humano, sempre estaremos no controle e com emoções envolvidas.

Conheça nossa ferramenta para se tornar sócios das maiores empresas do Brasil: Plataforma PenseRico

Depois que entendi a real função do mercado, comecei a obter o sucesso, pois comecei a comprar ações para me tornar sócio das empresas. Entendi que as pessoas de sucesso, grandes empresários não vendem suas ações, são sócios das empresas e ganham pelo lucro ou valor que aquela empresa produziu. Entendi que só ganha quem produz, ninguém ganha nada que não existe, sem produzir lucro não tem o que ser distribuído, não existe magica, ninguém vai ganhar nada se nada for produzido e essa produção só se da se empresa crescer e lucrar, caso contrario nunca terá ganhos na bolsa.

Não irei lamentar de não ter conhecido esses 3 pontos logo no começo da minha jornada, poderia ter aprendido tudo isso logo no inicio e ter alcançado o sucesso no mercado muito mais rápido. Porém o mais importante de tudo não foi o tempo que demorei para aprender e sim por ter aprendido. Pois uma grande parcelas das pessoas que estão no mercado conhecem esses 3 pontos mas preferem fechar os olhos e continuar alimentando a maquina e perdendo dinheiro. Como sempre falo, o comportamento na bolsa é o mais difícil, todo esse aprendizado são para poucos, por este motivo poucas pessoas ficam ricas. Minha missão é ajudar a você encontrar o verdadeiro sucesso na bolsa, quem sabe aos poucos podemos aumentar essa parcela de vencedores, esse é o meu desejo!

Comments

comments