Hoje falaremos sobre as principais características do empreendedor de sucesso, e a primeira delas é a famosa e velha persistência, parece simples mas ela é o fator principal ao qual determina o sucesso do empreendedor. E para começar início este post com a seguinte frase: “você pode ler diversos livros sobre como aprender a nada, mas só aprenderá de fato, entrando numa piscina”.

Essa visão se aplica completamente no mundo do empreendedorismo e está altamente ligado a como você se relaciona com as pessoas e como você lida com suas emoções, a famosa inteligência emocional.

Nessa linha podemos afirmar que os livros nos dão um bom horizonte, nos demonstram situações de mercado, cases de fracasso  e sucesso. Mas infelizmente eles não nos dão a emoção, a reação dos seus prospects, dos seus clientes e sócios. Ou seja, por mais que você se envolva com a histórias de um livro, ele é puramente estático, não tem o dinamismo ao qual você encontrará somente quando colocar seu time em campo, quando for empreender de verdade.

Uma boa analogia pode ser aplicada ao mercado de ações, onde o controle emocional nas operações é o que determinará o sucesso no mercado, tanto em momentos de euforia como em grandes depressões. Os livros te darão uma boa base técnica, mas se não souber controlar suas emoções, nada disso valerá. Veja, muitas vezes o conhecimento vem pronto, por indicações, ferramentas e outros conteúdos que te apresentam as melhores opções para investir, mas se não estiver preparado emocionalmente para o mercado.. será apenas mais um a quebrar.

Como disse, pra quem empreende é muito parecido. Pois a maioria das pessoas quando vão empreender possuem aquele amor de verão, que se não correspondido.. na chegada do outono desistem do negócio.

Esse é o fator número 1 – O maior problema é a desistência do negócio nas primeiras barreiras encontradas. O pior são aqueles que acreditam que tudo será maravilhoso e acontecerá da forma como planejado.. e quando você acha que já viu de tudo, que os piores dias já passaram, vem outro ainda maior, onde só quem realmente está engajado, focado e comprometido dará continuidade. E lembrem-se, ser perseverante é diferente de persistir em erro, na verdade eles aparecem para fortalecer e blindar o empreendedor, ele faz parte do processo. Essa característica serve como divisor de águas para quem realmente alcança ou não o sucesso, isso é o que diferencia o emocional do acadêmico. Os dois são extremamente importantes, porém o verdadeiro empresário é muito mais emocional do que intelectual.
Não é a toa que o autor do filme “Fome de Poder” frisa fortemente – “Nada neste mundo supera a boa e velha persistência”

“Nada neste mundo supera a boa e velha persistência. Talento não supera. Nada mais comum que talentosos fracassados. Genialidade não supera. Gênios não reconhecidos é praticamente um clichê. Educação não supera. Porque o mundo é cheio de tolos educados. Persistência e determinação, apenas, são poderosas.” – Filme Fome de Poder.

Isso resume praticamente tudo o que declaro neste post e estatisticamente isso se comprova no mundo real, vide dados do Sebrae onde diz que: “Mais da metade dos empreendedores brasileiros não possuem o segundo grau completo” – Fonte Sebrae

Agora, se você quer a real formula de grandes nomes como, Estive Jobs, Bill Gates, Paulo Leman e outros.. é a junção das duas forças (persistência e genialidade) essa será sua criptonita para alcançar topos como estes. A fórmula é simples, a grande dificuldade está em aplica-lá… e engana-se quem dirá que a genialidade é a parte mais difícil, negativo. A parte mais difícil está no seu emocional, controlar suas emoções e ser resiliente ao ponto de saber absorver, compreender e contornar os diversos obstáculos que o empreendedor irá encontrar em sua jornada. Se fosse fácil não teria graça, esse é o sabor de quem se aventura neste mundo.

Comments

comments