Quanto dinheiro você tem na sua conta bancária hoje? Você sente que essa quantia é suficiente?

Provavelmente sua resposta foi não. Eu também responderia isso. Dinheiro geralmente é problema e só em quantidades muito elevadas ele se torna solução. É aí que temos um fenômeno muito interessante: a liberdade financeira.

Mas o que é liberdade financeira? É o momento mágico em que você tem lhe permite ir atrás dos seus sonhos sem ter medo de ficar sem dinheiro. Ou seja, lhe permite pedir demissão sem medo de ficar desempregado por muito tempo, poder empreender ou parar de trabalhar de forma definitiva.

A liberdade financeira é a reserva que você guarda e lhe permite deixar de se preocupar com dinheiro. Fazer a divisão com muito mais tranquilidade na hora de dividir uma conta com os amigos em um restaurante, depois de tomar um bom vinho. Escolher para onde quer viajar e quando.

Enfim, a liberdade financeira é a verdadeira liberdade. É a definição de riqueza mais sincera que você vai encontrar. E tem que ser o objetivo de todo mundo que quer ter uma terceira idade tranquila e sem depender de ninguém.

Mas como atingir esse objetivo? Poupando e investindo – o quanto antes. O fator tempo é muito importante para você atingir a liberdade financeira, mais importante até mesmo que a rentabilidade de seu investimento.

Conseguindo poupar mais de 10% do que você recebe, em algumas décadas você terá uma bela poupança (e isso não é tão difícil quanto parece, basta tirar os gastos inúteis que você tem!). E que lhe permitirá ter seus últimos anos de vida com muita tranquilidade material.

Quanto dinheiro você precisa? Depende de seu estilo de vida. Pode ser R$ 1 milhão ou R$ 10 milhões, dependendo se você esbanja ou não. E quando você pode alcançar? O mais cedo possível se você estiver disposto a sacrificar o possível para tal. Tudo depende de você.

Há milhares de formas de atingir a liberdade financeira. Estude e busque a sua. Boa sorte.

Comments

comments