“Tudo que vem fácil vai fácil”, essa já é uma frase conhecida por muitos, porém age fortemente no subconsciente das pessoas fazendo com que busquem este império de areia e que se alcançado, cedo ou tarde irá ruir. O porquê? Vamos aos seguintes pontos:

1. Não traz preparação
Quantas histórias podemos ver pela internet de pessoas que ganharam na loteria e depois de alguns anos, ou até mesmo meses perderam todo o dinheiro? Ou aquelas histórias de pessoas que receberam uma grande herança familiar e depois perdeu ou gastou todo o dinheiro num espaço curto de tempo. Há também aqueles casos de quando um filho que nunca acompanhou os negócios da família assume uma empresa deixada pelo pai e anos depois vem a falir.
Tudo isso acontece por falta de preparação em receber determinada função ou a preparação de lidar com uma grande quantia de dinheiro.
Quando você conquista é diferente de quando ganha algo, a conquista está relacionado ao trabalho, que está relacionado a experiência e desafios do mesmo. Uma pessoa que trabalhou e conquistou algo, tem muito mais preparação do que quem simplesmente recebeu algo facilmente e que consequentemente este “algo” irá durar muito mais na mão do preparado do que do despreparado.

2. Não traz consistência
O fácil não tem história, não tem amor, não tem um propósito e consequentemente não tem consistência, é algo como um castelo de areia. Isso está muito ligado ao valor que se dá pelo o que está recebendo, é natural que quando algo é ganhado a importância para aquilo é muito menor do que quando se conquista, o ganhado não valoriza o suor aplicado. Já o conquistado é muito mais lembrado pelo esforços inseridos ali e consequentemente muito mais consistente.
Algo que se constrói aos poucos com processo e trabalho, o administrador desse “algo” (empresa, riqueza e etc.) colocou parte da sua vida ali. Trabalhou, acompanhou e analisou cada “tijolo” colocado um sobre o outro e não simplesmente caiu em seu colo do dia pra noite. A consistência está quando você deseja, decide e faz algo. Esse “algo” cria uma certa consistência perante à pessoa ao qual construiu, ele é tutelado pelo seu construtor e criando-se um vínculo e até mesmo uma história.

3. Traz tristeza
Quando algo é construído por méritos seus, você sente amor pelo negócio, fica feliz por cada conquista realizada e compartilha aquilo com a família, esposa(o) e amigos.
Há uma satisfação muito grande por algo que você conquista, a conquista traz felicidade o ganho fácil traz tristeza, desconfiança, briga e insegurança. Imagine os cenários já citados como o recebimento de uma herança, loteria ou assumir uma empresa de uma hora para outra sem a menor preparação, certamente você se sentirá muito inseguro, preocupado. Outros fatores podem acontecer como até mesmo uma briga familiar por participação de determinada quantia em dinheiro. Veja, quando se constrói algo junto, com a participação de todos os envolvidos, todos se sentem valorizados, trabalham a empatia, são reconhecidos perante aos demais e consequentemente felizes pelo trabalho, méritos e resultados recebidos. Se não possuir esses sentimentos, irá “queimar” tudo em pouco tempo e depois desse processo sim, virá uma enorme e profunda depressão.

Comments

comments