WASHINGTON (Reuters) – Apesar das ameaças de retaliação da China aos planos dos Estados Unidos de impor tarifas de importação sobre 60 bilhões de dólares em produtos chineses, o secretário norte-americano do Tesouro, Steve Mnuchin, disse neste domingo que o presidente Donald Trump não tem intenção de recuar e que não tem preocupação sobre uma guerra comercial.

“Vamos prosseguir com as tarifas. Estamos trabalhando nisso”, disse Mnuchin à emissora Fox News, neste domingo. “Então, como afirma o presidente Trump, não temos receio sobre uma guerra comercial, mas este não é nosso objetivo.”

Receios sobre uma guerra comercial entre EUA e China fizeram os preços de ações nos EUA despencarem. O índice Dow Jones e o S&P 500 perderam cada um quase 6 por cento na semana passada.

Um memorando presidencial assinado por Trump na semana passada afirma que os EUA vão impor tarifas sobre 60 bilhões de dólares em importações de produtos chineses. O documento cita uso indevido de propriedade intelectual norte-americana. As tarifas serão impostas após uma consulta de 30 dias.

Trump deu a departamento do Tesouro 60 dias para desenvolver restrições de investimento direcionadas para evitar que companhias e fundos controlados pela China comprem empresas norte-americanas que desenvolveram tecnologias importantes.

Mnuchin afirmou que acredita que os EUA podem alcançar um acordo com a China sobre algumas questões, mas afirmou que as tarifas não serão suspensas “a menos que tenhamos um acordo aceitável que o presidente possa assinar”.

Sem informar um prazo, o ministério do Comércio da China afirmou que Pequim poderá impor uma tarifa de 25 por cento sobre carne suína exportada pelos EUA.

Comments

comments