A agência de classificação de risco Fitch rebaixa Vale. A notícia veio nesta segunda-feira, 28 e as notas de crédito cairam de “BBB+” para “BBB-“.

Essa ação segue o colapso da barragem de rejeitos da empresa na mina de Feijão na sexta-feira.

Os ratings da empresa também foram colocados em observação para um possível novo rebaixamento.

“Esses rebaixamentos refletem a expectativa da Fitch de que a empresa incorrerá em pesados ​​custos de reparação como resultado desse acidente que resultou em 16 mortes confirmadas e mais de 300 pessoas desaparecidas, causou danos ambientais generalizados e destruiu propriedades. Eles também criam uma expectativa de que as multas monetárias serão substanciais, já que este acidente de mineração ocorreu aproximadamente três anos depois que outra barragem entrou em colapso na joint venture de mineração da empresa, a Samarco”, afirmou a agência em comunicado.

Segundo a Fitch, essas ações de rating são uma expectativa de diminuição da produção no curto prazo e investimento adicional para remediação e outras despesas possíveis para garantir a segurança nas várias outras barragens da empresa ou para avançar para o processamento a seco.

No fim de semana, outra agência de classificação de risco, a S&P informou que colocou os ratings da Vale, suas dívidas e suas subsidiárias na listagem “Creditwatch” (observação) com implicações negativas.

Segundo a Standard and Poor’s, “a Vale enfrenta agora vários riscos decorrentes do desastre. Suas obrigações financeiras para remediar e compensar as perdas podem ser substanciais, e a empresa teria que enfrentar estudos longos e complexos de entidades ambientais e órgãos reguladores que poderiam terminar na suspensão de licenças”.

Ainda de acordo com a agência, a observação com implicações negativas reflete os riscos contingenciais que a mineradora vai enfrentar depois do rompimento da barragem.

“Os passivos ambientais e sociais da Vale podem ser substanciais, especialmente considerando que tal incidente aconteceu antes”, afirmou a S&P, ressaltando que poderá rebaixar a Vale em vários degraus, dependendo dos impactos do acidente.

Comments

comments