O Brasil carece de especialistas e sofre com abundância de serviços medianos, não é novidade de que serviços de qualidade se destacam frente aos outros. Quem nunca foi em um restaurante e foi muito bem atendido, recebeu um serviço de qualidade se tornando totalmente fiel a aquilo e que em muitos casos não se importa nem em saber o que a concorrência esta oferecendo? São diversos detalhes que fazem uma administração focada e especializada dê a diferença no final.

Mas qual o segredo de tudo isso?
O serviço especializado de qualidade normalmente provêm de apaixonados pelo segmento, imagine que o João deseja abrir um restaurante que prepara hambúrgueres e hotdogs, porém ele é muito mais preocupado em vender, não adiciona ingredientes de qualidade e muito menos se preocupa em se especializar no seu segmento.

Ai que surge o Paulo, que é apaixonado por hot-dogs desde criança e decide estudar e entender como são feitos os melhores hot-dogs do mundo. E desde então, na mesma região decidi abrir o seu restaurante especializado em hotdogs e vira um sucesso tão grande que quando você sente vontade de comer um a primeira coisa que vem na sua mente é o nome do restaurante do Paulo.

E no mesmo período surge o Mathias, abrindo sua burgueria que cria seu próprio hambúrguer artesanal e acaba virando referencia não só no bairro como na cidade inteira.
Neste cenário, Paulo e Mathias viraram referências nas suas atividades e certamente muito felizes com o sucesso que estão fazendo em toda a cidade. Mas o que aconteceu com João? certamente perdeu muitos clientes, mas continua vendendo sem muito reconhecimento, pois não faz nada de especial. Ou seja, ficou na mediocridade da maioria dos serviços.

O leque de produtos que o João oferece é o dobro dos seus concorrentes, desta forma a dificuldade de apresentar um lanche de qualidade é muito maior do que seus concorrentes especialistas. As atividades de João reúnem inúmeros fatores que fazem com que ele não consiga focar na qualidade de todos seus produtos. Comprometendo a qualidade, fazendo com que ele misture “salsicha com hambúrguer”. Abaixo segue algumas vantagens do modelo de trabalho que o Paulo e Mathias adotaram:

  • Maior Controle: Quando se trabalha em poucos projetos ao mesmo tempo o seu controle sob eles é maior, pois o raio de preocupações do seu radar é menor.
  • FocoNão é novidade que o foco aumenta expressivamente a eficiência e eficácia de um projeto.
  • Distribuição de EnergiaTrabalhando em um projeto por vez, a concentração de energia do seu trabalho é totalmente voltada a um único projeto, aumentando as chances de uma melhor qualidade.

O cenário é simplista, mas ajuda a ilustrar o quanto o foco em especialização pode impactar nos seus negócios, carreira e consequentemente na sociedade.

Um exemplo mais realista é o que acontece na medicina, imagine se todos os médicos fossem clínicos gerais e não possuíssem quaisquer especializações, não existisse o oncologista, cardiologista e nem o cirurgião plástico. O que acha que aconteceria? Certamente teríamos muito mais pessoas morrendo de câncer, problemas de pressão e reclamando da aparência. Abaixo segue uma relação de consequências quando alcançamos o sucesso de um projeto especifico ou especialização de carreira.

  • Crescimento Específico Expressivo: É fato de que quando nos especializados o crescimento dentro daquele ramo será muito mais expressivo do que os que sabem de tudo um pouco.
  • Melhor Qualidade: Com o foco e energia totalmente voltada ao projeto, as chances de escapar algum detalhe importante que comprometa a qualidade é menor.
  • Maior Probabilidade de Reconhecimento do SucessoÉ muito mais fácil e comum encontrar um médico famoso pelo sucesso adquirido através da sua especialização do que por ter feito de tudo um pouco.

Agora se você quer um caso real e recente, encontramos o Eike Batista. Hoje pouco se fala, mas ele já foi um dos homens mais ricos do mundo pela expectativa da grandeza dos seus projetos, as ideias eram ótimas, iriam trazer um grande avanço para o Brasil. Mas porque fracassou? Esse é um assunto que renderia um livro, mas certamente se tivesse focado e concentrado sua energia em um projeto por vez talvez essa história teria sido diferente.

E na outra ponta, Jorge Paulo Leman, alavancou seu sucesso em um ramo altamente especifico, o de bebidas. Viraram grandes especialistas no assunto para depois buscar novos horizontes como a compra de restaurantes (Burguer King).

Na verdade é essa a estratégia de quem constrói grandes impérios, focaram suas energias no “projeto da vez” até a sua conclusão antes de iniciar o próximo, querer “abraçar o mundo” e tocar todos juntos, as probabilidades de problemas com prazo e foco são bem maiores acarretando muitas vezes na inviabilidade e desistência do mesmo, pois conforme as coisas vão dando erradas é natural que você comece a desanimar e consequentemente desistir.

Me diga, quantos projetos você já iniciou e não terminou? Provavelmente muitos, mas não está sozinho. Eu já iniciei vários e na sua grande maioria sem acabativa, depois de muito tempo comecei a perceber que o foco em diversas atividades paralelas era o principal motivo ao qual me fizesse abandonar.

Se você tem um projeto grandioso, divide-o em 10 pequenos e foque na conclusão de cara um até que você chegue no “um” integro, caso contrario terá problema com seu acompanhamento, prazo e custo. Isso é um dos princípios da Gerencia de Projetos.

Uma sociedade desta forma faria com que tudo que você precisasse sempre existisse um serviço de qualidade como referência e como consequência melhorando a qualidade de vida de todos. O nosso país carece de grandes especialista, então seja um também e aproveite as oportunidades frente a grande massa mediana do nosso Brasil.

Comments

comments