ricos-investem-acoes

Você já viu rico assalariado, ou rico ganhando por hora trabalhada?
Dificilmente né, você pode até conhecer um ou dois casos, mas a grande verdade é que rico busca ser remunerado por resultados! Ricos buscam desafios, são autoconfiante, acreditam na sua capacidade e por este motivo preferem ganhar baseado em sua performance e não por horas trabalhadas. Reconhecem que o aumento de sua remuneração dependerá apenas dele, por este motivo estão constantemente buscando progredir cada vez mais alavancando assim seus resultados financeiros.

Esta característica está totalmente relacionada à sua forma de investir, o que ele aplica em sua vida profissional consequentemente irá aplicar em seus investimentos. Veja:
Como dissemos, pessoas bem sucedidas são conhecidas por sua coragem, auto confiança, por assumirem riscos, responsabilidades e gostarem de ser desafiadas.

Pois bem, porque então uma pessoa com estas características buscaria um emprego fixo, uma remuneração por hora trabalhada ou até mesmo um emprego onde não possa ser demitida? Porque tudo isso está totalmente atrelado a um fator chamado “ambiente seguro”.
A garantia do ambiente seguro tem um preço, um preço caro que é a limitação de ganhos. Essa limitação de é uma guilhotina para quem deseja enriquecer, pois a partir do momento em que seu ganho está limitado ao um valor hora “x”, torna-se praticamente impossível enriquecer, pois enriquecimento e limites não se combinam.

E o que tudo isso tem haver com o investir em ações?
Bom, o mercado de ações faz parte do segmento de renda variável, ou seja, ele não tem rendimentos fixos. Por este motivo ele é muito conhecido por ser um investimento arriscado, o que não é verdade. Essa característica conduz as pessoas a fazerem uma enorme confusão de risco com variação de rendimentos, o sentimento delas é de que se um investimento variou, saiu da sua linha de conforto, da sua margem de segurança e das suas expectativas. O fato de uma ação cair em um dia, subir no outro e cair novamente na próxima semana, não quer dizer que seja ruim, o que deve ser olhado é a linha de longo prazo aos quais essas variações vão se formando, que no final das contas bate qualquer outra modalidade de investimento!

Essa variação está atrelado a fatores de mercado aos quais as empresas estão envolvidas, como performance, administração, dedicação, segmento e etc. Todos fatores que um rico leva em sua vida pessoal transferida para seus investimentos. E o principal fator que faz o mercado ser tão atraente na visão das pessoas ricas é o fato de seus rendimentos serem baseados na performance das empresas. Isso mesmo, quanto melhor e mais lucrativa for a empresa maiores serão seus ganhos. Quando você compra ação de uma empresa você se torna sócio de um pedaço dela, e com isso nada mais justo de você também participar dos seus lucros. Isso não é fascinante?!

E qual o problema com a renda fixa?
No mundo dos investimentos em renda fixa, você empresta dinheiro para empresas, mas não vira sócio delas, ou seja, você recebe apenas um juro pelo empréstimo e nunca ganhará com a performance e os benefícios aos quais fizeram ela tomar seu dinheiro emprestado.

Faz sentido? Então perceba este cenário:
Uma empresa toma seu dinheiro emprestado para investir em seu próprio negocio. Na lógica, ele tende a pagar um valor de juros muito menor do que o retorno que ele terá com o mesmo dinheiro que emprestou de você, caso contrário não faria sentido ele tomar este empréstimo, concorda?!
Pois bem, então porque emprestaria meu dinheiro a um banco por exemplo, recebendo míseros juros se eu posso ganhar com os lucros que ele mesmo produzir?
O motivo seria segurança? Ilusão, pois se o banco quebrar seu dinheiro “emprestado á ele” ou seu dinheiro “investido nele” iriam para o mesmo buraco.

Então para um investimento de longo prazo, não faz o menor sentido você emprestar um dinheiro a ele, sendo que você pode se tornar sócio dele. Isso é uma total características comportamental de ricos transferida aos seus investimentos.
Infelizmente é o formato de investimento dos brasileiros, o formato de agiotagem, ao qual seus ganhos sempre estarão limitados aos juros pagos e que dificilmente o farão você enriquecer.

Você quer segurança, terá de pagar o preço por ela. E qual o preço? O preço de se manter, ganhar e viver igual á maioria das pessoas, ou seja, nunca se destacar dos demais por seus resultados financeiros. A sede por ambiente seguro é do ser humano. Ele é atraente, fácil e confortável, não se limite a ele.

Boa parte das pessoas pensam em fazer diferente, sabem que a segurança de uma rentabilidade fixa nunca trará grandes retornos, sabem o que tem de ser feito. Porém desta parcela, apenas uma pequena, mas muito pequena mesmo, toma a atitude de fazer. A maioria não se importa, muitos querem, mas poucos tomam a atitude de fazer a sua riqueza multiplicar através da fantástica modalidade de investir em empresas chamada “mercado de ações”.

Comments

comments