No artigo anterior falamos sobre as funcionalidades da plataforma, e escrevi que posteriormente iria explicar melhor um dos indicadores. Hoje vou escrever sobre o indicador PDD/Crédito, que serve para analisar a qualidade da carteira de créditos das empresas do setor financeiro, e está presente na plataforma da PenseRico.

 

Na página inicial da plataforma, ao colocar o mouse sobre uma empresa do setor financeiro, e depois sobre o ícone “D”, temos o valor do indicador PDD/Crédito, e uma classificação deste.

 

  • O que é o indicador PDD/Crédito?

Este indicador serve para mostrar a saúde financeira de uma empresa do setor bancário. Ou seja, quanto mais baixo este indicador, mais saudável será sua carteira de crédito.

Com este indicador conseguimos visualizar como está a qualidade da carteira de crédito, comparar com outras empresas do mesmo setor, e olhar a evolução histórica destas operações.

  • Como ele é calculado?

São usados dois indicadores, o primeiro deles é o PDD = provisão para devedores duvidosos. As provisões, de uma maneira geral, são expectativas de despesas futuras cujo valor é estimado considerando-se alguns parâmetros previamente estabelecidos. Com base nestes parâmetros, um montante é calculado levando em conta evidências de não recebimento de certos créditos.

O segundo deles é o Crédito = operações de crédito da empresa. Este valor mostra o número total de operações de empréstimos e financiamentos da empresa, para terceiros.

  • Como avaliar o resultado deste indicador?

Supondo que o setor financeiro feche o ano de 2016 com uma média de 6% no indicador PDD/Crédito. Se uma determinada empresa tiver reportado um valor de 10% neste indicador, significa que ela está bem abaixo da média em termos de qualidade, e pode ter problemas maiores no futuro por conta disso, gerando maiores perdas financeiras no seu resultado final.

Já uma empresa que reporte um indicador de 3%, mostra que a qualidade da carteira está bem acima da média, com uma situação relativamente tranquila, financeiramente, no curto prazo.

Abaixo temos o gráfico da evolução deste indicador do Paraná Banco – PRBC4:

 

Notem que de 2008 até 2014, a empresa veio reportando uma boa evolução na sua qualidade da carteira, com um bom crescimento das operações de crédito, e ao mesmo tempo quedas no indicador PDD/Crédito. Porém em 2015 o indicador teve uma alta, saindo de 2,3% em 2014 para 3,1% em 2015, ao passo que as operações de crédito pouco cresceram. Ainda é um patamar muito baixo e tranquilo, mas com base nisso já podemos pensar um pouco no que aconteceu.

O ano de 2015 foi marcado por muita instabilidade política, e uma crise econômica forte, que tem se estendido até agora, e deve continuar ainda em 2017.  Por conta disso, é provável supor que empresas tomadoras de empréstimos, ficaram com dificuldades para pagar suas parcelas da dívida com a empresa, o que fez o Paraná Banco reportar um maior valor de provisões, e frear um pouco novas concessões de empréstimos e financiamentos. Por isso a carteira de créditos pouco evoluiu em 2015.

Para complementar esta análise, a média de crescimento anual da carteira de crédito da empresa nos últimos 8 anos era de 23%, sendo que em 2015 cresceu somente 8%. Já o indicador PDD/Crédito vinha caindo em média -3% anualmente, mas em 2015 subiu 33%. Como tinha dito anteriormente, o valor final do indicador ainda está tranquilo, bem abaixo da média do setor, e pode indicar somente um ajuste feito neste período de crise, ou pode sinalizar que a tendência seja de continuidade desta piora, o que futuramente terá efeito negativo no resultado da empresa. Por isso a importância de monitorar este indicador.

OBS: em breve teremos na plataforma PenseRico os gráficos históricos das empresas financeiras, neste mesmo modelo que coloquei acima. Acompanhem as novidades da plataforma neste link.

 

 

Comments

comments