Análise técnica com análise fundamentalista? Essas duas forças podem turbinar seus investimentos. Análise técnica (AT) é uma excelente ferramenta para auxiliar nas compras e vendas das ações, e servem para agregar valor na montagem da carteira e monitoramento no longo prazo, sempre lembrando que nosso foco principal é em análise fundamentalista. Logo, quando tomamos uma decisão de comprar/vender uma ação com base na AF, podemos usar a AT para escolher o melhor momento p/ efetuar a operação, visando maximizar a rentabilidade no longo prazo.

De acordo com um dos principais autores sobre o assunto, John J. Murphy:

“ANÁLISE TÉCNICA É O ESTUDO DOS MOVIMENTOS DO MERCADO, PRINCIPALMENTE PELO USO DE GRÁFICOS, COM O PROPÓSITO DE PREVER FUTURAS TENDÊNCIAS NO PREÇO.”

Não vou me alongar muito sobre as especificações da análise técnica, mas sim passar uma ideia central, um norte, para agregar mais uma opção no foco de longo prazo da carteira.

Um esquema que funciona bem, e que consegue agregar ao foco da AF, é a análise técnica voltada para seguir tendências mais longas. Um bom exemplo disso, seriam as médias móveis 25 x 50. O cruzamento da média 25 para baixo da 50, significa tendência de baixa, e o cruzamento inverso significa tendência de alta. Um exemplo usando o IBOV:

IBOV

Com duas médias móveis mais longas, fica possível capturar melhor a tendência de longo prazo. Em empresas que lateralizam muito, ou seja, a cotação não costuma ter muitas variações, a análise de tendência não funciona muito bem, como podemos ver isso no gráfico de LEVE3:

LEVE3

Já em outras empresas, a análise de tendência consegue captar bem os movimentos longos, como é o caso de CTIP3:

CTIP3

Com isso, cada investidor deve achar quais os valores das médias móveis se encaixam melhor nos ativos da sua carteira, ou naqueles que está monitorando para comprar, visando agregar na sua estratégia de AF, com objetivo de aumentar sua lucratividade. Escolhendo os melhores pontos para as operações pode surtir um belo ganho na sua rentabilidade no longo prazo.

Agora aprenda conosco como montar uma carteira de ações neste artigo: Como montar uma carteira de ações?

Comments

comments