Desculpe para o leitor. O título desta matéria é mentiroso. Você vai entender em breve. Quero começar este texto explicando que um título de capitalização não é um investimento, é uma bela enganação.

Primeiramente, ele não é nem vendido como um investimento – e sim como uma possibilidade de ganhar prêmios, ou seja, um jogo – e é regulado como um seguro. Só que tudo isso não passa de uma forma de marketing para poder vender mais um investimento que, para os bancos, é muito bom.

Para se ter noção, o rendimento de um título de capitalização é menor de que uma poupança, ao longo do tempo. Seus primeiros meses não rendem nada e existe uma espécie de “taxa de administração” em cada um desses títulos que acaba comendo ainda mais a rentabilidade dele.

E para coroar tudo, você ainda precisa pagar uma taxa para vender seus títulos antes da maturação. Mais uma desvantagem perante a poupança, que usualmente é considerado o pior dos investimentos. E ainda há imposto de renda sobre qualquer prêmio que você ganhar pelo título de capitalização.

Para falar a verdade, um título de capitalização pode ser considerado até pior que guardar dinheiro em casa, pois este, ao menos, você pode usar quando quiser. Não sobram motivos para dizer que colocar seu dinheiro em um título de capitalização é uma das piores coisas que você pode fazer.

Mas qual a melhor? Bom, esta resposta depende de uma coisa: seus objetivos financeiros. Mas te garanto que um investimento cujo maior atrativo é ganhar prêmios, nunca conseguirá ser o melhor para conquistar esses objetivos. As ações dos bancos provavelmente são muito mais interessantes…

Estude muito e comece a investir o quanto antes para aproveitar o fator “tempo”. Estudar vai te ajudar a fugir das roubadas, como são os títulos de capitalização, e encontrar bons investimentos de verdade. Boa sorte para acumular patrimônio.

Comments

comments