Hoje queria falar da lição ZERO para qualquer pessoa que quer construir um portfólio de ações, ter uma aposentadoria ou, simplesmente, ficar rico. A lição mais básica de todas, que eu sinto que nem precisava falar. Poupar dinheiro, a coisa mais sagrada que pode existir na sua vida para atingir seus objetivos.

As pessoas que conseguem acumular grandes fortunas não o fazem simplesmente colocando um investimento inicial e nunca mais. Pelo contrário, eles sempre guardam mais dinheiro e mais dinheiro. Assim, aumentam cada vez mais o bolo e rentabilizam o seus investimentos.

Não existe investimento mágico que vai transformar R$ 1.000 em R$ 10.000.000 sem que você coloque, constantemente, mais dinheiro todo mês. Você precisa parar de acreditar que acumular dinheiro é mágica e passar a entender que acumular dinheiro é um hábito. Extramente saudável, porém, doloroso.

Minha sugestão: guarde tudo que puder guardar, até completar ao menos um terço de tudo que receber. Corte os gastos que você pode cortar e transforme-os em poupança (no sentido de guardar dinheiro, mas por favor não o deixe parado no banco sem fazer nada!). Pode parecer doloroso no começo, mas você vai sentir os resultados muito mais rápido do que se tivesse encontrado A aplicação.

E isso é válido para quem vive de renda também! Se você vive de dividendos de alguma empresa, por exemplo, você precisa constantemente reaplicar esses dividendos para fazer a bola de neve continuar crescendo.

Com uma estratégia dessas é capaz de você acumular um bom patrimônio na sua primeira metade de vida, podendo aproveitar a segunda sem grandes problemas relacionados com o dinheiro.

A importância de guardar dinheiro é você poder libertar-se financeiramente. Caso você não receba alguma bolada no meio da vida, esse é o único jeito de você conseguir acumular patrimônio o suficiente para lidar com uma aposentadoria plena.

Comments

comments