Você sabe qual é a força mais poderosa do universo? Pois Albert Einstein teria uma resposta na sua língua: juros compostos. Sim, na opinião de um dos maiores físicos da história, a força mais poderosa de todo o cosmos não é uma supernova, uma hipernova ou a gravidade de um buraco negro.

São os juros compostos. Uma força que é capaz de transformar uma quantia razoável em uma fortuna ao longo do tempo. O segredo para Warren Buffett ser um dos homens mais ricos do mundo, atuando “apenas” como investidor.

Mas uma força que não é tão compreendida quanto poderia. Há uma concepção errada de muita gente que investe que é completamente danosa para você acumular patrimônio. Existem três fatores fundamentais: a quantia investida, a rentabilidade da aplicação e o tempo.

A ansiedade dos investidores acaba estragando tudo isso, ao ficar procurando uma forma de melhorar rentabilidade. Não. O melhor funcionamento do juros composto não funciona assim… se você ficar tentando “cronometrar” o mercado, tudo que você vai fazer é comer a rentabilidade.

Você não precisa de um ganho de 1.000% para ficar rico. Você precisa de um ganho consistente ao longo de vários anos. Warren Buffett se tornou a terceira pessoa mais rica do mundo com “apenas” 20% ao ano. Ok que nos Estados Unidos a inflação é irrelevante perto da nossa (que é absurda), mas, mesmo assim, muita gente diria que essa rentabilidade é “pequena”. Não é.

Ele conseguir fazer isso por décadas garantiu um belo patrimônio. E o que ele fez? Escolheu as empresas certas para investir, colocou o dinheiro e esperou. Ele espera tanto que ele mesmo admitiu que esperava fazer uma decisão sobre seus investimentos apenas a cada dois anos.

Então minha recomendação é: comece a poupar dinheiro, estude muito o mercado de ações e monte uma bela carteira com as ações mais atraentes que você pode encontrar por aqui. E deixe parado, fazendo uma alteração nela algumas vezes. Não deixe de investir um pouquinho mais todo mês e reaplicar os proventos que receber.

Com o tempo, você terá acumulado um belo patrimônio. É assim que grandes nomes como Warren Buffett e Luís Barsi acumularam bilhões de fortuna. Estudando e esperando. E tenho certeza que você pode fazer também. Basta deixar a ansiedade de lado e usar a força mais poderosa do universo como a grande aliada que ela pode ser. É garantido que vai dar certo.

Comments

comments

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here