Vira e mexe checo meu e-mail e me deparo com alguma promessa de dinheiro mágico e instantâneo – multiplicar, em pouquíssimo tempo, meu patrimônio através de uma fórmula mágica e segura. Quase sempre eu clico, só para saber do que se trata. É sempre uma tentativa de me fazer comprar algo que eu não quero.

Leitor, saiba de uma coisa: não há mágica para transformar pouco dinheiro em muito dinheiro. Se houvesse, todo mundo seria rico. E quem a tivesse nunca iria compartilhar com mais ninguém. Geralmente quem muito promete, entrega pouco ou quase nada. Quase uma fórmula mágica para perder dinheiro.

Mas o que pode te transformar em uma pessoa rica? É muito simples. Paciência. Sim. Este é o principal fator para você enriquecer através de investimentos. O fator principal não é uma “rentabilidade mágica”, mas o quanto tempo você deixa seu investimento rendendo (e gerando juros compostos). É isso que transforma tua vida e garante tua velhice.

Até mesmo Warren Buffett não teve uma rentabilidade monstruosa, foram “só” 20% ao ano. Só que, ao longo das décadas, isso virou uma bela de uma bolada. Inclusive, ele vive dizendo que o principal fator para ele enriquecer não foi o quão inteligente ele é – e sim ter tido tempo para deixar os juros compostos agirem.

Então minha recomendação é: comece a poupar dinheiro agora. Junte um pouco todo mês, o máximo que der, estude muito o mercado de ações e monte uma bela carteira com as ações mais atraentes que você pode encontrar por aqui. E deixe parado, fazendo uma alteração nela algumas vezes. Não deixe de investir um pouquinho mais todo mês e reaplicar os proventos que receber. Só venda as ações se a empresa mudar de situação, não se o preço cair.

Com o tempo, você terá acumulado um belo patrimônio. É assim que grandes nomes como Warren Buffett e Luís Barsi acumularam bilhões de fortuna. Estudando, comprando ações de boas empresas e esperando as ações subirem ao longo dos anos. E tenho certeza que você pode fazer também. Isso sim é garantido que vai dar certo.

Comments

comments